segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Muito mais

Eu sou uma pessoa que não vive nesse mundo. Isso é algo tão certo como dois e dois igual a quatro. A questão não é ser atrapalhada, distraída. Na verdade, meu raciocínio não é lógico como dois e dois são quatro. Na minha cabeça, dois e dois podem ser cinco, ou seis. E tá tudo certo. E eu vou contar isso em algumas histórias que rolam na minha vida. Quando eu era mais nova, me incomodava bastante isso. Só que hoje, a 20 dias de completar 36 anos, eu me divirto. E se tem algo que aprendi é que rir de si mesmo é sinal de amadurecimento, auto-conhecimento.

Eu me mudei em agosto de 2008 e só descobri há um mês que o nome do prédio onde moro é Santana e não Anchieta, como eu jurava ser. E isso só aconteceu porque eu precisei ligar pra lá outro dia. E detalhe: no meu celular, está gravado PRÉDIO ANCHIETA.
- Edifício Santana, boa tarde, diz a voz.
- Não é do Anchieta?, eu pergunto.
- O Santana fica na Rua Padre Anchieta...
E aí eu reconheci a voz da porteira e me dei conta que a imagem IMENSA da Sant´Anna é uma referência ao nome do prédio e não uma preferência da síndica, que eu acreditava ter colocado aquilo lá por pura fé e devoção, e a quem eu chamava de Sunta apesar do nome da mulher ser Santa.

Minha mãe comprou uma geladeira nova e no freezer tinha aquele bagulho de fazer gelo. Um dia, vejo minha irmã colocando água lá e pergunto:
- Por que você tá colocando água no freezer?
- Ué, Querida (já com cara de riso), pra fazer gelo.
- Mas precisa colocar água?
E ela cai na gargalhada.

Na lista de material, o pedido de uma caixa de altura tal. Vejo na loja uma linda caixa de papelão, toda rosa. "A cara da filha", penso eu. E compro a caixa. Começam as aulas e vem o bilhete da tia: Mamãe, a caixa não cabe embaixo da mesa. Na mesma hora eu penso: vou ter que providenciar outra, não acredito, já com a fita na mão medido minhas caixas de sapato. Quando minha irmã vira e diz:
- Querida, por que você não corta e deixa na altura certa?
- Ah é.

Compro linguiça dessas defumadas da sadia e vou fazer. Pra fritar linguiça tem que colocar óleo, que eu saiba. Encho uma panela com óleo, espero esquentar e as linguiças explodem. Um caos na cozinha. Ligo pra minha mãe:
- Mãe, como você frita essas linguiças defumadas?
- Ah, coloca só um pouquinho de óleo. O idela é cortar ao meio. Elas já são defumadas, é mais pra dourar
- É que eu coloquei metade de óleo na panela, mãe.
Gargalhadas ao fundo, claro.

E o mais doido disso tudo? É que se as pessoas não tivessem me corrigido, me contado, me ajudado, eu continuaria achando que moro no Anchieta, que não precisa de água pra fazer gelo (imagina, tão simples assim fazer gelo, só água. Devia rolar algum mecanismo muito especial), aquela caixa estaria encostada e continuaria enchendo a panela de óleo pra fritar linguiça defumada. Sou burra não. Só não pertenço mesmo a esse mundo de pensamentos lógicos. É isso.

E esse post é pra vc Ailton, o meu leitor mais fiel e o único que tem tido saco pra mim ultimante. Porque você merece dar um sorriso.

5 comentários:

.ailton. disse...

ahahahah. valeu, querida.

seguinte: eu acho que nao pertenço tbm ao mundo lógico. aqui em casa tbm tem uma geladeira fresca. e pra fazer gelo eu colocava água direto na caçamba de gelo. daí um dia minha mulher chegou e colocou água numa geringonça que fica em cima das caçambas de gelo e a qual eu nunca havia percebido a presença. não é que a geringonça serve pra fazer a água cair e ser distribuída direitinho pela caçamba de gelo... e eu fiquei com cara de mané, né? pois eu sempre retirava a caçamba, enchia, e recolocava, molhando a casa toda...

mas sobre o óleo na linguiça... aí não é falta de lógica. é que tu nao tem a mínima intimidade com a cozinha, né não? essa até eu sabia.

e sobre o nome do prédio, já aconteceu coisa semelhante comigo tbm. mas, como era que vc pedia garrafão de água e sempre chegava no endereço certo?

Querida e Ordinária disse...

Ahahahaha... Tem filtro lá em casa. Daqueles da torneira, por isso, nunca tive problema. Mas o número do prédio, isso eu sempre soube...
Bjs

Aline disse...

rsrsrs

Muita calma nessa hora!Acho q todos nós ja fomos acometidos por surtos destes tipos...eu mesma vire e mexe tenho a sensação de não pertencer a "pertenço mesmo a esse mundo de pensamentos lógicos"..rsrsrs

bjos

.ailton. disse...

e carro? tu já esqueceu onde deixou o carro no estacionamento?

Maria disse...

ah, eu também fiz a mesma pergunta da água pra minha tia (só que o mecanismo dela é o de água gelada na porta). Porra, não poderia haver uma ligação direta como um bebedouro? a pergunta não é tão absurda assim...